--> >

Samhain

O Sabá de Samhain é um sabá maior (do céu), muito mais conhecido pelo nome Halloween ou Dia das Bruxas. É a celebração pagã mais conhecida pelo mundo.
*Pronúncia: Samhain (Souein) / Halloween (Ralouin)

Este sabá é celebrado no dia 1 de Maio no Hemisfério Sul e no dia 31 de Outubro no Hemisfério Norte.
Quem escolhe celebrar no dia 1 de Maio leva em consideração que este sabá deve estar entre o equinócio de outono (Mabon) e solstício de inverno (Yule). E quem escolhe celebrar no dia 31 de Outubro leva em consideração que este sabá deve ser celebrado quando o sol estiver no signo de Escorpião.


Samhain é o sabá de agradecimento aos ancestrais. É quando os portais entre as dimensões ficam abertos e nós podemos fazer um ritual para agradecer aos nossos parentes que já se foram pelos ensinamentos e pelas tradições que deixaram para trás. Também é um bom momento para fazer pedidos aos elementais e seres de luz, já que o contato com eles fica mais fácil nesse dia.

Este sabá também é a celebração do ano novo Celta que costumava ser comemorado durante três dias (Do dia 31 de Outubro ao dia 2 de Novembro). Então algumas bruxas consideram como o início de uma nova fase e aproveitam para fazer pedidos para um ano melhor.

Um dos símbolos do Halloween é a famosa abóbora sorridente que nós chamamos de Jack O'Lantern.
Ela surgiu de uma lenda Irlandesa que conta que um homem chamado Jack que não era uma boa pessoa e gostava de beber e de aprontar todas, recebeu a visita do Diabo na noite do Halloween, querendo levar a sua alma. O Jack sendo muito esperto, disse ao Diabo que iria tomar uma última bebida, mas disse que estava sem dinheiro e pediu que o Diabo se transformasse em uma moeda pra ele pagar a bebida. O Diabo cai na lábia do Jack e se transforma em uma moeda. Então o Jack coloca a moeda dentro da sua carteira que tem um fecho em formato de cruz, e o Diabo não consegue mais sair. E o Jack propõe ao Diabo que o deixe em paz por mais um ano e ele o soltaria. Sem escolha, o Diabo concorda.
Depois de se passar um ano, o Diabo volta para buscar a alma de Jack, que continua muito esperto e convence o Diabo a pegar uma maçã em cima de uma árvore para ele. E quando o Diabo sobe na árvore, o Jack desenha com um canivete uma cruz no tronco da árvore, e mais uma vez o Diabo fica preso. Então o Jack ordena para que ele nunca mais o perturbe, e o Diabo aceita para poder ser libertado.
Muitos anos depois, quando Jack morre, ele não é aceito no céu por ter feito um acordo com o Diabo, e quando chega no inferno o Diabo também não o aceita, mas lhe dá uma brasa para que ele possa iluminar o seu caminho.
Então o Jack arranja um nabo, faz alguns furos nele e coloca a brasa dentro, fazendo uma lanterna.

Por muito tempo os Irlandeses usaram o nabo com uma vela dentro como a lanterna do Jack na noite do Halloween. Mas depois que essa tradição foi para a América, onde não existiam tantos nabos em abundância, eles trocaram por abóboras e a tradição foi mantida.

E nos dias de hoje a Jack O'Lantern é colocada na porta das casas como símbolo de proteção e também para iluminar o caminho das almas dos ancestrais que vagam pela terra durante a noite do Halloween.


Correspondências de Samhain:
Símbolos: Abóbora, gato preto, caldeirão.
Comida: Bolo, milho, maçã, romã.
Bebida: Vinho, chá de ervas.
Plantas: Carvalho, samambaia, sálvia, maçã e todas as plantas regidas por plutão.
Cores: Laranja, preto e roxo.
Incensos: Sálvia, maçã,noz-moscada.
Cristais: Ônix, obsidiana, turmalina negra.

______________________________
Veja também:
• Como fazer uma Jack O'Lantern
______________________________


2 comentários:

  1. Que legal eu vou usar a maçã por que eu não tenho outra escolha

    ResponderExcluir
  2. Sendo seguida a data do hemisfério sul, existe diferença nos rituais e celebrações?

    ResponderExcluir