16 de março de 2016

Mabon - Equinócio de Outono

Celebrado do dia 21 ao dia 23 de março no Hemisfério Sul.
Sou suspeita para falar do Outono, é minha estação do ano favorita. Tanto que nasci nesta época! rsrs
É a época em que começamos a nos proteger do frio que chega, nos recolhemos em nossos lares e assim cuidamos mais de nós mesmos.
Mabon é a segunda época de colheita, então também é um sabá para agradecimento. Tanto pela fartura quanto pelo aprendizado recebido no ano que passou.
Neste sabá também é comum o agradecimento aos ancestrais, pedidos de ajuda e conselhos ao espíritos tão sábios que estão do outro lado.
Eu particularmente gosto muito de uma lenda da mitologia grega sobre o Outono. É a lenda de Perséfone, que é a Deusa das flores, ervas e frutos.
Conta a lenda que no dia do Equinócio de Outono o Deus do submundo Hades, encontrou Perséfone colhendo flores e ficou tão encantado com a sua beleza que se apaixonou no mesmo instante. Então a raptou e a levou para o seu reino no submundo para ser a sua rainha. A Deusa Deméter, mãe de Perséfone a procurou em toda parte e não a encontrando a sua tristeza fez com que as arvores e flores morressem. Os Deuses negociaram com Hádes para que devolvesse Perséfone, porém ele a enganou fazendo com que ela comesse uma semente de romã e assim ela teve que passar metade do ano no submundo por toda eternidade.
Então no verão e primavera é quando a Deusa Perséfone está com a sua mãe Deméter, e as flores e plantas enfeitam a terra, e no Outono ela volta para o submundo deixando sua mãe triste outra vez.
Para celebrar a entrada do Outono e fazer seus agradecimentos, você pode enfeitar o seu altar com uma cornucópia,flores, frutas, legumes, pães, grãos, nozes, vinho, sucos, e com velas  nas cores de Mabon, que são marrom, verde, amarelo, laranja e vermelho.
Medite sobre o que passou e agradeça pelo aprendizado. É um momento onde você pode analisar e equilibrar a luz e as trevas dentro de si.

Use a sua imaginação, criatividade e intuição!

Feliz Mabon!



Um comentário: